A Prefeitura de Contagem realizou, na última quinta-feira (7/11), a entrega do 1º Prêmio Com-Vidas nas Escolas, que busca incentivar e sensibilizar os estudantes do município sobre a importância da preservação e de temas ambientais. O evento aconteceu na Tenda do Encontro, localizada na própria Prefeitura, e contou com a participação de alunos e professores das escolas envolvidas.
Ao todo, foram inscritos 246 trabalhos de 22 escolas, que envolveram estudantes para refletirem sobre o tema “A água como direito fundamental para a preservação da vida.” Entre as produções, 117 foram selecionadas na categoria Desenho e 129 na categoria Produção de Texto. Todos os trabalhos participaram de uma exposição montada no local, celebrando o esforço dos alunos e reforçando a importância da Educação Ambiental no município.
Os estudantes classificados nos primeiros lugares de cada categoria receberam prêmios como reconhecimento pelo empenho e criatividade. Na categoria Desenho, o estudante Richard Xavier Campos Batista, do Educarte Estação do Saber, conquistou o primeiro lugar e ganhou um tablet. Ele falou sobre a emoção de ganhar o concurso e também explicou sobre sua expiração para a criação do desenho campeão.
“Eu estou muito feliz de ter ganho o prêmio com o meu desenho. Sem o meio ambiente, não sei o que faríamos. Por isso, pensei no meu desenho numa forma de mostrar que não podemos jogar o lixo em lugar que não pode e não devemos poluir as águas. A máquina do desenho, ela tem o poder transformar todo lixo do mundo e transformar em água e, assim, ajudar os seres humanos e os animais”, explicou o estudante de oito anos.
Em segundo lugar, ficou Pedro Henrique Andrade Silva, da Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca, que foi premiado com uma câmera polaroid. Já o terceiro lugar ficou com Pamela Cristina Costa Rodrigues Reis, da Escola Municipal Professor Hilton Rocha, que recebeu um skate elétrico.
Na categoria Produção de Texto, Ian Mascarenhas Gusmão Ramos, de 14 anos da Escola Municipal Sócrates Mariani Bittencourt, obteve o primeiro lugar e foi premiado com um tablet. O segundo lugar foi conquistado por Rafaela Braga Maciel Pereira, do Centro Educacional Mario Rabelo Cemar, que recebeu uma câmera polaroid. Em terceiro lugar, Lunna Vitória A. Silva, da Escola Estadual Boa Vista, foi premiada com um fone JBL.
O anúncio do primeiro lugar foi uma gratificante surpresa para o estudante, que não esperava que sua redação fosse reconhecida como a grande vencedora dessa categoria. Bastante emocionado, Ian não escondeu a emoção em ter vencido o primeiro lugar do “Com-Vidas” na produção de texto. Ele explicou que sua redação focou no desmatamento e como isso pode prejudicar as águas e impactar o meio ambiente.
“Há muitas coisas que os seres humanos precisamos resolver já, como as espécies ameaçadas, e por isso precisamos cuidar do planeta. A água, por exemplo, é essencial, e a poluição dos oceanos pode acabar com a vida marinha. Na escola, eu fiz vários vídeos falando sobre a água e decidi ir fazer o trabalho naturalmente, sem imaginar que seria selecionado ou que ganharia”, afirmou o estudante.
Desenho e texto que conquistaram os primeiros lugares. O primeiro foi produzido por Richard Xavier e, o segundo, por Ian Mascarenhas. Fotos: Ricardo Lima/PMC
Além dos estudantes premiados, os professores dos alunos que ficaram em primeiro lugar também foram reconhecidos pela dedicação e incentivo ao ensino sobre questões ambientais. Guaraciaba Valquiria Conceição do Carmo e Samuel Pinheiro da Silva, responsáveis pelos alunos vencedores, receberam notebooks como forma de incentivo à continuidade de suas ações educativas.
A professora Guaraciaba, docente da matéria de língua portuguesa, inclui em seu planejamento temas ambientais para trabalhar em sala de aula. Ela explicou que atua na escola como educadora ambiental, e aproveitou a oportunidade do “Com-vidas” para alinhar ainda mais esse trabalho com os alunos, sempre discutindo como as mudanças e as alterações climáticas podem afetar a vida de todos.
“Nós investimos muito para esse prêmio. Trabalhei muitos vídeos com eles, fizemos rodas de conversa e discutimos muito. É até difícil explicar a alegria de ver um dos meus alunos ganhando. Esse reconhecimento nos incentiva a continuar com o nosso trabalho”, declarou emocionada a professora.
Os trabalhos vencedores e classificados foram exibidos em uma exposição. Foto: Ricardo Lima/PMC
“Com-Vidas nas Escolas”
O Prêmio Com-Vidas nas Escolas integra o Programa de Educação Ambiental “Com-Vidas nas Escolas”, uma iniciativa que promove a conscientização dos estudantes sobre questões ambientais. Por meio de ações educativas, o programa visa sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de proteger e preservar os recursos naturais do município.
Atualmente, 30 escolas da rede municipal, estadual e privada participam do programa, que tem como um de seus objetivos fortalecer o entendimento sobre o impacto das ações do ser humano no meio ambiente e inspirar atitudes que contribuam para um futuro mais sustentável.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão Mesquita, falou que o mais importante no “Com-vidas” é fazer com que as pessoas entendam, coletivamente, a sua própria realidade e percebam que elas têm o poder de desenvolver projetos para mudar essa realidade. “O Com-vidas é interessante porque não é um projeto apenas teórico. É feito um diagnóstico com as escolas, envolvendo comissões formadas por elas, para propor ações concretas que serão implementadas”, explicou.
Thereza também falou que o grande legado desse projeto é mostrar que as pessoas, juntas, podem agir para transformar o ambiente ao redor. “Não é apenas sobre saber que precisamos mudar nossos hábitos, mas também sobre entender que podemos agir”, finalizou.
Por fim, além de ser um reconhecimento do talento dos alunos, o prêmio busca estimular uma mudança de comportamento, promovendo uma nova geração de cidadãos conscientes de seu papel na preservação do planeta.
Estiveram presentes o vice-prefeito Ricardo Faria, a secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, além de outras autoridades municipais. O evento contou também com o apoio de empresas locais como Martins Lana e Mineração Boa Vista, responsáveis pelo patrocínio da premiação e dos materiais para a exposição.
Clique aqui e acessa a galeria de fotos